♥ Uma sigla originada da expressão francesa Répondez S’il Vous Plaît, que significa “Responda por favor”, é um pedido de confirmação ou não de presença solicitado aos convidados.♥

Para facilitar a vida do casal, os convites tradicionais – aqueles entregues em mãos – não são mais o bastante. Atualmente, os noivos têm aderido cada vez mais ao controle de convidados de forma virtual, que são gratuitos. Eles podem ser criados pelos noivos em redes sociais ou em sites especializados. Nesse caso, para que haja um controle é necessário que o convidado responda se irá ou não a festa. Com isso, os noivos conseguem se organizar quanto ao número de pessoas que vão receber para que tudo seja perfeito.

  • Confirmação ativa

A empresa que opta por fazer um RSVP com confirmação ativa, como o próprio nome remete, terá que entrar em contato com cada convidado para verificar o interesse e disponibilidade dele em participar da comemoração promovida.

  • Confirmação passiva

Já a confirmação passiva é feita pelo convidado por um canal pré-definido e, por esse motivo, costuma ser um pouco menos segura para quem está planejando o evento, considerando que a empresa tem uma participação menor na atividade e muitos convidados podem deixar essa tarefa de lado.

Mas, para ter uma diferença menor entre o número de confirmados e o de presentes no dia, você pode optar por usar os dois tipos (ativo e passivo).

Como colocar a confirmação de presença no convite de casamento?

Por fim, para adicionar o RSVP corretamente no convite de casamento é importante seguir tais dicas:
1. Colocar no canto inferior esquerdo;
2. Adicionar telefone e e-mail destinados à confirmação;
3. Deixar claro a data final para a confirmação. Ex: “Favor confirmar presença até 20.05.2022”;
4. Formas de adicionar a mensagem de RSVP:
– “Confirme sua presença até 20.05.2022”;
– “Diga-nos se você poderá ir”;
– RSVP até 20.05.2022.

Se vocês não quiserem usar a sigla R.V.S.P, seja por que não querem ou por que acham que pode gerar dúvidas sobre o que significa, vale considerar coloca “favor confirmar presença”. O importante mesmo chegue com clareza aos convidados, já que sabemos que grande parte do valor do investimento no casamento vai de acordo com a quantidade de convidados.

Não esqueçam também de colocar uma data limite para a confirmação ser feita. Normalmente este prazo é de até 15 dias antes.

Ah, e continue acompanhando o nosso blog para mais dicas e informações desse mundo mágico que é o de casamentos!